O que é energia solar fotovoltaica?: Energia solar fotovoltaica, também conhecida como energia solar, nada mais é que a conversão dos raios solares em eletricidade (energia elétrica). O potencial do Brasil para a energia solar é enorme. O país apresenta o dobro da capacidade da Alemanha, que, atualmente, é líder na geração de energia deste tipo.
Não. Ambos sistemas utilizam o sol, mas o primeiro gera energia elétrica através do fenômeno fotovoltaico e o outro utiliza o calor para aquecer a água.
Sim, pois mesmo nestas condições há presença de raios solares (radiação).
À noite a radiação é inexistente, portanto a energia elétrica não é gerada. Nesta situação é utilizada a energia elétrica da distribuidora da sua cidade.
É bastante simples: Durante o dia a energia elétrica gerada pelo sol é enviada para a distribuidora, gerando créditos de energia; já de noite, usa-se a energia da distribuidora. Sobre o total consumido da distribuidora são descontados os crédito gerados pelo sol, conseguindo assim uma redução de até 95% na conta de energia.
Os crédito não utilizados não são perdidos e sua validade são de 60 meses, podendo ser descontados nas próximas contas ou até mesmo em contas de outras propriedades.
Entenda mais a energia solar em Como Funciona.
Sim. Você pode ter a geração de energia solar na cidade e utilizar os créditos em uma outra casa no campo, na praia, na mesma ou em outra cidade.
A resolução 687/2015 da ANEEL permite isto, desde que estas propriedades estejam na mesma área de atuação da distribuidora e os proprietários sejam os mesmos.
O sistema é basicamente, formado por um conjunto de painéis solares, inversor, caixa de proteção elétrica (String Box) e um medidor bidirecional. Para maiores informações veja como funciona um sistema solar.
São vários, mas o principal é a redução imediata de sua conta de energia em até 95%. Sem contar que assim você será um exemplo na sua vizinhança e cidade por gerar sua própria energia de maneira limpa. Veja os demais benefícios em Vantagens e Benefícios.
Sim, desde 2012 a ANEEL, com a resolução 482/2012, permite o funcionamento do sistema solar. Em 2015 houve uma revisão da mesma, gerando a resolução 687/2015, que trouxe ainda mais benefícios para quem quer ter um sistema de energia fotovoltaica.
Não. Com o modelo definido pela ANEEL o cliente deve continuar o contrato com a distribuidora. Isso porque a energia excedente gerada pelo sistema solar é enviada para a mesma, gerando assim os créditos de energia, que serão utilizados no período noturno, em que não existe a radiação solar.
O diferencial da A2 é dimensionar o sistema para que os usuários utilizem ao máximo os benefícios, tendo apenas o custo mensal da tarifa mínima.
Há tecnologia e produtos hoje para isto, porém o custo desta solução ainda não é atrativo. O modelo definido pela ANEEL através das Resoluções 482/12 e 687/2015 é a melhor opção.
Não. A ANEEL não permite qualquer negativa por parte da distribuidora. Ela é obrigada a aceitar o seu pedido, porém a mesma pode rejeitar o uso de equipamentos não homologados pelo Inmetro.
Isto depende do tamanho do sistema e da tarifa da concessionária, mas em média um sistema residencial se paga entre 5 a 7 anos. Achou muito? Lembre-se que um sistema desse dura mais de 25 anos, ou seja, você terá mais 20 anos de economia, no mínimo.
O sistema tem uma manutenção praticamente inexistente. A única recomendação é que seja feita a limpeza das placas anualmente.
De maneira alguma. Você não sentirá nenhuma diferença no seu dia a dia. A energia poderá continuar sendo utilizada da mesma maneira.
A A2 Energia Solar tem o comprometimento de trabalhar somente com equipamentos de primeira linha, consolidados no setor, homologados no Inmetro e com assistência no Brasil. Não abrimos mão disto.
É importante lembrar que a durabilidade do sistema é de mais de 25 anos, por isto é que só trabalhamos com o melhores produtos disponíveis no mercado brasileiro. Em uma eventual necessidade do uso da garantia ou defeito você não precisará esperar meses pelo reparo, pois o produto será facilmente encontrado, assim como sua assistência.
A A2 Energia Solar só trabalha com os maiores e melhores fabricantes do setor como: ABB, Fronius, Canadian e Yingli.
Sempre aparecem novas opções de financiamento para pessoas jurídicas e pessoas físicas. Segue algumas:
Pessoas Física: BB, SANTANDER, CEF, SICREDI, etc.
Pessoa Jurídica: Desenvolve SP, CEF, BNDES, etc.
É bastante simples: com as informações do seu consumo de energia, ou conta de energia e localidade, já conseguimos desenvolver um pré-projeto e enviar uma proposta em até 5 dias úteis.
Com a A2 Energia Solar você não terá nenhuma preocupação e trabalho adicional. Todas as etapas – como tratativas, aprovações, elaboração de projetos, solicitação de vistoria junto a distribuidora, aquisição de equipamentos e instalação – são feitas por nós. Solicite já o seu orçamento.